As Relações da Iugoslávia com a União Soviética e os Estados Unidos entre 1946 e 1961

O presente artigo pretende mostrar como a Iugoslávia de Josef Broz “Tito” adotou uma posição original no contexto da Guerra Fria após sua expulsão do bloco soviético, em 1948, sabendo aproveitar-se da rivalidade entre Leste e Oeste a seu favor. Por outro lado, a influência sobre a Iugoslávia foi alvo de disputas veladas entre as duas grandes potências da época, Rússia e Estados Unidos, devido à posição estratégica do país balcânico e à influência que seu destino teria em outros países do bloco socialista. Mas, com a morte de Stalin e a ascensão ao poder de Nikita Kruschev, em 1953, a URSS reviu sua relação com Belgrado.

Preocupados com a influência americana no país, os soviéticos normalizaram a relação com o governo iugoslavo, em 1955. No entanto, nenhuma das duas grandes potências foi capaz de gerar o alinhamento ideológico de Tito, que acabou se transformando num dos principais atores do Movimento dos Não-Alinhados.

Este artigo será dividido em três partes. Primeiramente, será estudado o período entre 1945 e 1948, durante o qual a Iugoslávia ficou na órbita da União Soviética, chegando a ser considerado o país mais “sovietizado” da Europa Central e Oriental. A falta de controle dos soviéticos sobre os processos internos iugoslavos e as grandes ambições de Tito na região dos Bálcãs se mostraram fatores de tensão na relação entre Moscou e Belgrado. Nessa época, no entanto, os EUA nutriam más relações com o país. Em seguida, serão analisadas as causas e as consequências do cisma entre Iugoslávia e URSS, do qual Washington soube se aproveitar para se aproximar da Iugoslávia numa estratégia de enfraquecimento da URSS. Por fim, serão apresentadas as consequências para as três partes decorrentes do novo cenário estabelecido por meio da normalização das relações entre Moscou e Belgrado. Nesse período, a Iugoslávia estabeleceu de maneira definitiva a orientação de sua política externa até a morte de Tito, consolidada na I Conferência dos Não-Alinhados em Belgrado, em 1961.

Leia Online

Download

Clique aqui para fazer o download

Comentários estão desabilitados.

Navigate